Untitled Document
HOME | ENTRE EM CONTATO   
Untitled Document
CIDADE MODERNA(1930-1960)


Edifício Copan (1951-1966)

Considerado um marco da arquitetura moderna da cidade de São Paulo, o Edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na ocasião do IV Centenário da cidade. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo para se tornar um grande complexo hoteleiro que compreendia, além de apartamentos de luxo, teatro, cinemas, restaurantes, jardins, lojas e garagens subterrâneas.



O projeto, no entanto, nunca foi levado adiante, e a planta caiu nas mãos do Banco Nacional Imobiliário, da construtora e incorporadora CNI e do Bradesco. Depois de numerosas alterações feitas no projeto original, as obras se iniciaram em 1957 e foram concluídas em 1966, supervisionadas por Carlos Lemos, chefe do escritório de Niemeyer em São Paulo.

O Edifício Copan é a maior estrutura de concreto armado do país, com cerca de 400 quilos por metro cúbico construído. O prédio tem 115 metros de altura, 120 mil metros quadrados de área construída, 1.160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados e cerca de 5 mil moradores distribuídos em seis blocos. No térreo distribuem-se cerca de 70 lojas.

Sua arquitetura em forma de “S” constituiu-se em um símbolo da cidade moderna. Não só pelas linhas arrojadas, mas também pelas outras características do edifício: concreto armado, altura, ocupação mista de apartamentos e comércio e alta densidade populacional.

Untitled Document

Copyright © BEI - Todos os direitos reservados